Administração
UNG –CENTRO –MANHÃ
Felipe Guilherme Porciuncula Dias – 2011.10888.2
Teoria da Administração 1. Quem Foi:
Jules Henry Fayol (nasceu em 29 de julho de 1841 e morre em 29 de novembro de 1925) .Formou-se em engenheiro administrador e como teórico da gestão. Foi um dos teóricos clássicos da administração sendo o fundador da teoria clássica da administração e autor também da administração Industrial e Geral.Fayol não se preocupava tanto com a produção e sim na organização da empresa ,foi o fundador da ordem dos gestores .Segundo Fayol a Administração é uma função diferente das outras como no setor de distribuição entre outros e o trabalho do gerente é distinto das operações técnicas dentro de uma empresa .Criou o centro de estudos administrativos ,onde os assuntos tratados eram interesses na administração de negócios comerciais ,industriais ,e governamentais .Procurava direcionar seu trabalho na empresa como um todo ,ou seja ,procurava cuidar de todo os setores .Foi também um dos principais contribuintes para o desenvolvimento da administração moderna sendo criada a teoria da Gestão administrativa .Fayol também teve como principal teoria foi a identificação das funções em administração que são elas : Planejar ,Organizar ,Controlar ,Coordenar ,Comandar .
2. Principal Tese, escola e criticas recebida:
A principal Tese de Fayol foi a teoria clássica da administração que se caracterizava pela estrutura, pela visão do homem e pela busca máxima da eficiência dentro da empresa .Procurava direcionar os serviços na empresa como um todo ,cuidando de todos os setores.
Sua Teoria apresentava tendo uma visão mecânica do homem, pois não se interessava pelo comportamento humano, a empresa era como um sistema fechado, ou seja, tudo era controlado e as conseqüências se tornavam previsíveis. Fayol considerava também que a divisão do trabalho sempre seja certa para que houvesse uma harmonia e as tarefas feitas. Pode-se dizer que então sua tese dizia que a