Administração
As grandes e profundas modificações que ocorreram no cenário mundial nos anos
90, como a globalização e a interpendência direta das nações, causaram intensa concorrência e maior difusão da evolução tecnológica na sociedade mundial.
Os impactos econômicos, tecnológicos e sociais, o aperfeiçoamento e a qualificação profissional, a busca do conhecimento como recurso a ser desenvolvido, incentivado e protegido fazem com que as organizações sejam movidas por pressões e desafios constantes e, consequentemente, sejam forçadas a se adaptarem e a reagirem, com o objetivo de buscar, constantemente, a qualidade, o conhecimento e a produtividade. Para que as organizações possam se tornar claramente orientadas para o mercado e para as oportunidades, a capacidade de reagir e o tempo de reação são qualidades fundamentais para a definição de suas estratégias de ação.
Nesse cenário, as práticas gerenciais adotadas e as novas tecnologias desempenham papel fundamental na sobrevivência das empresas e sua manutenção no mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Este artigo constitui uma revisão de literatura parcial sobre o tema em questão, ou seja, o papel das empresas diante do novo desafio: a gestão do conhecimento, sem, contudo, apresentar uma problemática própria.
2 Semeando talentos para colher mais produtividade
"Pessoas não são recursos! São talentos."1
Por recurso entende-se aquilo que é para ser usado, transformado ou consumido. Recurso tem custo, pois se consome para se transformar em produtos e
107
Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 107 - 116, jan./jun.2001
Analisa o papel das empresas diante do novo desafio que se apresenta, ou seja, a gestão do conhecimento e a influência das novas tecnologias frente a competitividade, manutenção e conquista de mercados. Apresenta algumas considerações sobre este tipo de gestão, como viabilizar talentos e estimular a aprendizagem entre os funcionários para desenvolver e manter