Administração
Os aspectos fundamentais são: DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO FINANCEIRO E BUSCA DA RENTABILIDADE.
Essas burocracias atrapalham devido ao excesso de papeladas, regras, leis e normas que abalam os alicerces das empresas.
Temos três exemplos de empreendedores que enfrentam esses problemas.
O primeiro é o empreendedor Hélio Moreira da empresa Indutil, que fabrica tintas para sinalização de estradas. Ele enfrenta o problema de ter cinco funcionários no departamento de contabilidade que gastam boa parte do tempo de trabalho coletando dados exigidos pela fiscalização, e que pouco auxiliam nas tomadas de decisões. Moreira relata que necessita ter dois balanços, um para cumprir suas obrigações fiscais, e outro para extrair as informações necessárias para o planejamento do negócio.
Se seus funcionários estivessem livres da burocracia fiscal, poderiam trabalhar em projeções sobre o impacto dos investimentos nas finanças.
Outro exemplo que temos é do empreendedor Rogério Raso da empresa que fabrica acessórios para instrumentos musicais e componentes para equipamentos de som. Raso chegou a conclusão que não sabia mais se tinha capacidade de continuar tomando todas as decisões sozinho, pois estava enfrentando uma grande ameaça nos seus negócios. Estava perdendo mercado para importadores que traziam da China acessórios com preços mais competitivos. Ele teve a estratégia de criar um Conselho de Administração para reunir consultores e profissionais experientes na tomadas de decisões. Mas acabou esbarrando nas barreiras que a legislação brasileira coloca em relação a criação desse tipo de conselho nas pequenas e médias empresas.
Entre as dificuldades estava o aumento de papelada para preencher, registro na Junta Comercial de todas as