Administração
O ambiente de mudanças que acabamos de descrever cria seis imperativos estratégicos para a organização do futuro:
01 ) – Aumentar a velocidade do relógio estratégico: Do ponto de vista estratégico, a velocidade está se tornando um fator-chave para o sucesso.
02 ) – Foco na carteira de negócios, com vários modelos. As empresas mudaram de um foco no tamanho: quanto maior melhor, para uma gestão estratégica, visto que as mudanças no mercado não mais permitem crescimento sem foco.
3 ) – Ciclos de vida estratégicos abreviados: Todos os setores de atividade cumprem um ciclo de vida bastante previsível . No passado, grandes e pequenas empresas podiam passar uma década ou mais sem mudanças fundamentais em sua estratégia. Isso já não acontece.
04 ) – Criar flexibilidade para atender o mercado: a fragmentação dos mercados que é uma das mudanças significativas dos negócios, tem enorme implicações estratégicas para as empresas. Para alcançar cada segmento de mercado da forma mais eficaz, as empresas começam a concentrar-se mais intensamente do que nunca na necessidade cada vez maior de buscar o mercado.
05 ) – Aprimorar a inovação competitiva: Já se estabeleceu como verdade absoluta que a inovação proporciona uma fonte crucial de vantagem competitiva. Mas a definição aceita de inovação é muito débil e depende muito da capacidade de cada empresa de inovar. Enquanto empresas de ponta inovam, implementando sistemas pioneiros, outras inovam simplesmente tentando se ajustar às mudanças impostas pelo mercado e pela competição.
06 ) – Administrar o canibalismo intra-empresarial: Aquilo que chamamos de canibalismo proposital – a necessidade de desenvolver e apoiar novas estratégias e novas linhas de produtos e novos canais de distribuição que poderiam, no final das contas, exaurir os fluxos de receitas existentes.
DESAFIOS E NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS
Esses imperativos estratégicos criam a necessidade de desenvolvimento