Administração
O filme conta a história de um homem que foi escolhido dentre cinco gravidezes indesejadas e a primeira criança a ser legalmente adotada por uma corporação. Ele não sabe que sua vida está sendo diariamente transmitida 24 horas por dia para todo o mundo. Permitindo capturar emoções reais de Truman e comportamento humano ao colocá-lo em certas situações, controlando todos os aspectos da vida de Truman, até o tempo.
As crenças filosóficas observadas no filme é a evidente atitude de aceitação passiva de toda uma série de valores, crenças e convicções cuja existência é encarada como inerente à própria natureza social, moral e racional do Truman. A crença na obviedade destes traços na concepção de homem dá margem ao entendimento (pelo senso comum) de que a existência de normas de conduta, regras, valores morais, religiosos, artísticos, políticos, seguidos pelos seres humanos, e motivos de conflitos entre eles é algo natural, decorrentes da sua natureza. A concepção humana é óbvia, tida como tal, neste aspecto. Não cabem questionamentos a esta noção, bem como a outras (o tempo, a realidade, a liberdade) que regulam a vivência cotidiana das pessoas por serem estas mesmas noções consideradas manifestas por si mesmas, evidentes, do que decorre sua inquestionabilidade. São essas as aceitações tácitas que balizam nossa vida.
Para impedir que Truman descubra sua falsa realidade, Christof criou meios de dissuadir seu senso de exploração , incluindo "matar" seu pai em uma tempestade no mar para criar um medo de água neleSão pequenos indícios que levam Truman a questionar a realidade harmônica e, de certa forma, perfeita, em que vive. O desenrolar do filme é a busca do personagem pela verdade sobre sua existência e Truman descobre uma porta marcada como "SAÍDA" e enquanto ele contempla deixar seu mundo, Christof fala diretamente com ele através do sistema de som, tentando persuadi-lo a ficar dizendo que não há mais verdade no mundo real do que