Administração
Qual a importância da inovação num cenário de Gestão de competência ?
Com o mercado altamente competitivo é fundamental que as empresas contém com profissionais qualificados e capacitados para atuar dentro de suas funções determinadas. A gestão é responsável por identificar, avaliar e desenvolver os conhecimentos e habilidades dos profissionais para um desempenho mais produtivo.
É necessário estar sempre inovando para sobreviver no mercado e esta realidade se aplica em todos os departamentos de uma empresa. No caso do departamento de recursos humanos, a gestão de competência pode se aplicar desde o processo de recrutamento com processos mais rigorosos, exigindo mais dos candidatos até a modificação dos sistemas de remuneração.
Recrutamento – A empresa pode trabalhar com contratos temporários , funcionando como filtro de competência. O empregado teria o contato caso respondesse as expectativas esperadas .
Movimentação interna – Comprometimento efetivo dos funcionários com a empresa, esforçando se em desenvolver suas competências com os negócios da empresa.
Delegação de tarefas – Novas responsabilidades aos funcionários.
Remuneração – Definir o valor individual de cada funcionário dentro da empresa.
A gestão ajuda a melhor desempenhas suas tarefas, pois uma definição de competência inclui não apenas a discrição das tarefas prescritas de um cargo.
São muitas as habilidades que diferenciam um funcionário do outro. A habilidade de inovar e criar são sempre valorizadas. Quando um empregado possui a iniciativa de buscar melhorar os processos de trabalho, tornando o mais eficiente, esta atitude mostra o quanto ele está comprometido com a empresa e sua produtividade. A gestão de competência por este lado remunera esse tipo de funcionário de acordo com a sua produtividade, pois reconhece a sua importância dentro da organização.
Acredito que a iniciativa de inovação de procedimentos internos e externos são a chave para o sucesso