Administração
A RELAÇÃO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Ana Célia
Abril/2011
ANA CÉLIA
Aluna do Curso Administração de Empresas da UNIESP
A RELAÇÃO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Trabalho de Monografia do curso de Administração de Empresas, apresentado à UNIESP como requisito parcial, orientado pelo Prof. Dr. Mestre James Fernando Malta da Silva.
São Roque - 2011
A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas
As novas idéias trazidas pela Escola das Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas devido a grande crise, a grande Depressão, criada na bolsa de valores em Nova Iorque em 1929. O ser humano é tratado de forma mais complexa, as teorias criaram novas perspectivas para administração, buscavam em conhecer as atividades e os sentimentos dos colaboradores, na teoria clássica o colaborador era tratado de uma forma mecânica, robô, com novos estudo o colaborador passou a ser visto como “homo social”.As três principais características desse novo modelo são: • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização. A partir de então se começa a pensar na participação dos colaboradores na tomada de decisão e na disposição das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e perceberam-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
Experiência de Hawthorne
Essa pesquisa surgiu na fábrica num bairro em Chicago EUA.Elton Mayo fez teste na linha de produção, para ver variáveis que influenciassem positivamente ou negativamente a produção.Como por exemplo a intensidade da