Administração
R: Formulação de Objetivos consensuais. É o primeiro passo dessa nova e participativa administração por objetivos que são conjuntamente formulados entre o avaliado e seu gerente. Uma verdadeira negociação entre ambos para alcançar um consenso. Os objetivos devem ser consensuais e não impostos.
Comprometimento pessoal com relação ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados. Em alguns casos, ocorre uma espécie de contrato formal ou psicológico para caracterizar o acordo feito quanto aos objetivos a serem alcançados.
Atuação e negociação com o gerente na alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos. Definindo os objetivos consensuais e alcançando o comprometimento pessoal, o passo seguinte é o levantamento dos recursos e meios necessários para poder alcançá-los eficazmente. Sem recursos e sem meios, os objetivos tornam-se quimeras.
Desempenho. É o comportamento do avaliado no sentido de efetivar o alcance dos objetivos formulados.
Constantemente medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados, é a verificação dos custos/benefícios envolvidos no processo. A medição dos resultados, bem como os objetivos, precisa ter fundamentos quantativos que mereçam fé e confiabilidade e, ao mesmo tempo, forneçam uma idéia objetiva e clara do andamento das coisas e do esforço do avaliado.
Retroação intensiva e continua avaliação conjunta. Isso significa muita informação de retorno e sobretudo, amplo suporte de comunicação para reduzir a dissonância e incrementar a consistência.
2)Quais são os benefícios da avaliação de desempenho para o gerente, subordinado, e organização?
BENEFICIOS PARA O GERENTE:
Avaliar o desempenho e o comportamento dos subordinados, tendo por base fatores de avaliação e, principalmente, contando com um sistema de medição capaz de neutralizar a subjetividade.
Propor providencias no sentido de melhoras o padrão de desempenho de seus