Administração e Organização
São grupos de pessoas que se juntam para realizar objetivos comuns. Surgem como respostas à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam atingir, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar. Podem ser organizações formais (exercito ou empresa), ou informais, como um grupo de amigos que se junta para uma atividade de lazer. Toda organização tem um propósito ou uma finalidade e esse processo é que faz uma organização existir. Todas as organizações são compostas por pessoas. Sem elas, as organizações não têm quem tome decisões. Além disso, as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, o estabelecimento de relações de autoridade entre os membros. Assim uma organização é uma entidade que possui um propósito, e é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional.
2 – O que é administração? Com o aparecimento das organizações, veio a necessidade de administrá-las. A administração foi definida como a arte de produzir bens ou serviços através de pessoas. Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente. Com essa definição podemos destacar quatro elementos que são: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
3 - O que é eficiência?
Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos (capacidade de desempenhar corretamente as tarefas). É uma medida da relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. Sua principal preocupação é com o uso econômico