Administração e meio ambiente
Para facilitar o entendimento sobre a administração e meio ambiente, necessitamos de uma abordagem conceitual sobre meio ambiente. Essa conceituação é de elevada importância, isso porque toda a empresa depende deste que proporciona a sua sustentação. O objetivo deste capítulo é introduzir o conceito de ecossitemas e ecoeficiência.
Objetivos de aprendizagem
1. Entender o que é um ecossistema.
2. Identificar os elementos de um ecossistema.
3. Entender o que é a ecoeficiência.
4. Identificar de que forma a ecoeficiência exerce influência sobre as organizações
Ecossistemas e meio ambiente
Podemos dizer que um ecossistema caracteriza-se como o ambiente em que há a troca de energia entre o meio e seus habitantes. Segundo o Glossário Ibama (2003) ecossistema é Conjunto integrado de fatores físicos e bióticos (referente aos seres vivos) que caracterizam um determinado lugar, estendendo-se por um determinado espaço de dimensões variáveis. Unidade que, abrangendo o conjunto de seres vivos e todos os elementos que compõem determinado meio ambiente, é considerada um sistema funcional de relações interdependentes no qual ocorre uma constante reciclagem de matéria e um constante fluxo de energia. Um pântano, uma gruta, um rio ou uma ilha podem ser chamados de ecossistemas.
De acordo com Gralla (1998), um ecossistema não somente conecta todas as formas de vida; ele também conecta os elementos abióticos, ou não-viventes. A luz do Sol, a água, o ar, os gases, os minerais e a terra são todos exemplos de elementos abióticos dentro de um ecossistema. Estas formas de vida e estes elementos abióticos estão unidos por processos químicos e biológicos elaborados. Fatores geológicos e climáticos também são atuantes. Todos esses processos juntos formam o que os ambientalistas chamam de biosfera -a fina camada de ar, terra, água e seres viventes que dá suporta à vida na terra. Vista do espaço externo, a biosfera se parece com uma fina casca de ovo,