Administração Mercadológica
Unidade 1 Introdução ao Marketing
Conceito Marketing baseado em três aspectos: Troca, Filosofia Organizacional e Processos.
Marketing deriva do latim “mercare” que define o ato de comercializar produtos.
Nasceu nos Estados Unidos na década de 50. Período pós-guerra as famílias voltam a se reconstituir, surgem então necessidades de vários produtos o consumo aumenta e a quantidade de produtos também, surgindo os primeiros supermercados e shopping Center.
Em 1960, a AMA (American Marketing Association) definia marketing como o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador.
Em 1997, Kotler define marketing como um processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de pessoas e organizações.
Podemos observar que marketing deve ter uma preocupação constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando todas as atividades das empresas a essas necessidades, envolvendo estímulo e geração de trocas.
1. MARKETING COMO TROCA:
Geração de trocas, em que duas ou mais partes dão e recebem algo de valor, buscando satisfazer necessidades.
Necessidades, Desejos e Demandas.
• Necessidades. O estudo das necessidades permite uma análise psicológica de fatores que provocam estímulos no indivíduo para reagir motivadamente à compra.
Desejos:
Desejo é a forma que a necessidade humana assume quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual.
Demandas
• As pessoas têm desejos praticamente ilimitados, mas possuem recursos finitos. Quando apoiados pelo poder de compra, os desejos tornam-se demandas.
Produtos e Serviços.
• Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Além dos bens tangíveis, podemos considerar como produtos os serviços-atividades