A TRILHA DOS SENTIDOS COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA A COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DO CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andressa Rauber (UFFS, Bolsista PIBIDCiências/CAPES)
Roque Ismael da Costa Gullich (UFFS, Coordenador do PIBIDCiências/CAPES)
Tatiana Roberta Fröhlich Venzke (Professora e Supervisora do PIBIDCiências/CAPES)
Erica do Espirito Santo Hermel (UFFS/Cerro Largo, Colaboradora PIBIDCiências, Tutora do PETCiências – SESu/MEC)
Introdução O presente relato refere-se a uma aula experimental sobre os sentidos do corpo humano relacionados ao sistema nervoso, elaborada e aplicada pela professora de Ciências da sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIDCiências) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que auxiliam nas práticas experimentais nas escolas do município de Cerro Largo – RS.
No PIBIDCiências a experimentação no Ensino de Ciências tem sido desenvolvida articulando a iniciação à docência com a formação de graduação, contribuindo assim para a evolução durante a trajetória acadêmica, sendo este um dos objetivos do programa. Desta forma, o programa vem despertando nos bolsistas a vontade de contribuir para a melhoria do ensino através da experimentação em sala de aula, nas escolas do município.
Atualmente, percebemos a grande necessidade de um ensino de qualidade no Ensino Fundamental, especificamente, nas aulas de Ciências, porque é nesta fase que o aluno desenvolve o gosto pela disciplina. Para tanto, as práticas experimentais devem estar presentes na sala de aula, pois têm grande importância, devendo ocupar um lugar de destaque no processo de ensino/aprendizagem do aluno.
Moraes (2008) afirma que:
[...] a diversidade de metodologias parece ser sempre preferível a uma única abordagem. Assim, entendo que no ensino de Ciências, as atividades experimentais não devem ser desvinculadas das aulas teóricas, das