Administração Financeira
FORMAS DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
Existem inúmeras formas de financiamento, assim, as mais usadas são:
FINAME: Linha de financiamento do BNDES para máquinas, equipamentos e veículos nacionais.
Leasing: Tipo de financiamento para máquinas, equipamentos e veículos, em que o banco/empresa de leasing é o proprietário do bem, tendo este como garantia.
Antecipação de Recebíveis/Desconto de Duplicatas: Modalidade de financiamento em que o credor antecipa para o devedor valores que tenha a receber de terceiros.
Crowdfunding: Esta é uma nova modalidade de financiamento que tem sido utilizada para lançamento de produtos, em que o proponente apresenta um projeto do seu produto para o público e este faz doações ou aquisições antecipadas para viabilizar o mesmo.
Micro-crédito: Sistemas de financiamento de pequenos valores (normalmente de até R$ 3 a 5 mil), sem garantia real.
Project Financing/Financiamento à Projetos: são estruturas de financiamento destinados a grandes projetos, como a criação de novas fábricas, usinas, grandes obras, etc.
Debêntures: são títulos de dívida emitidas por grandes empresas, comprados por investidores, que recebem uma remuneração (juros) pelo valor investido. Podem ser do tipo conversíveis, isto é, que podem ser convertidas em participação na empresa, conforme condições estabelecidas.
Investimento Direto: é o investimento feito em empresas em troca de um participação na sociedade; pode ser feito por pessoas físicas ou pessoas jurídicas quaisquer ou especializadas, como empresas de participações e fundos de investimento.
Mútuo: é um tipo de empréstimo, normalmente feito entre partes relacionadas (ex. sócios para a empresa).
Cheque especial: ele é o vilão de muitas contas físicas e jurídicas. É uma opção para situações emergenciais e quando o empresário sabe que poderá pagar a dívida em um prazo de