ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Francine Manhabosco
•GESTÃO FINANCEIRA
•ORÇAMENTO
•GERENCIAMENTO DE FLUXO DE CAIXA
•DRE
•ANÁLISE FINANCEIRA: INDICADORES ECONÔMICOFINANCEIROS
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
A administração financeira é de suma importância para toda e
qualquer organização que busca maximizar a sua rentabilidade,
evitar desperdícios financeiros e garantir uma posição de estabilidade perante o mercado.
Lucratividade indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas. A lucratividade esperada para micro e pequenas empresas é de 5% a 10% sobre as vendas.
(SEBRAE, 2008)
Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. A rentabilidade esperada para micro e pequenas empresas é de 2% a 4% ao mês sobre investimento. (SEBRAE, 2008)
O orçamento é a etapa do processo do planejamento estratégico em que se estima e determina a melhor relação entre resultados e despesas para atender às necessidades, características e objetivos da empresa no período esperado. O orçamento consiste na operacionalização do Planejamento
Estratégico e auxiliará a empresa alcançar seus objetos e metas almejadas.
Para Lunkes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.
Controle eficiente
Manter a saúde financeira da empresa
Auxilio no alcance dos