Administração financeira
ESCOLA DE NEGÓCIOS
DEBÊNTURES
Rio de Janeiro
Novembro/2011
TEMA:
As debêntures são valores mobiliários de renda fixa que podem ser emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Entretanto, para que sejam distribuídas publicamente, devem ser emitidas por companhias de capital aberto, com prévio registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Há duas formas de debêntures: nominativas ou escriturais. Quanto à classe, podem ser simples, conversíveis ou permutáveis. Já no que diz respeito à garantia, podem ter as seguintes classificações: real, flutuante, quirografária ou subordinada.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O mercado de debêntures que é pouco utilizado por investidores, pois o retorno para se obter crédito é a longo prazo.
PROBLEMA:
Como qualquer investimento, as debêntures também possuem riscos. Dessa maneira, deve-se avaliar com cautela porque as debêntures estão propensas a esses riscos e quais são eles?
HIPÓTESES:
Os principais riscos de se investir em debêntures são a interrupção do prazo contratado no ato da compra , exigindo uma negociação que pode ser com um valor abaixo do previsto no inicio do investimento, ou seja o valor de liquidez baseado na cotação do período será muito abaixo do esperado.
Como os demais títulos de renda fixa, as debêntures apresentam risco de mercado associado ao comportamento das taxas de juros, em resposta, por exemplo, as alterações na política econômica do governo federal ou no cenário internacional.
OBJETIVO GERAL:
Alertar os investidores sobre uma outra oportunidade de investimento menos utilizada.
OBJETIVOS ESPECIFICOS: * Identificar uma possível garantia de crédito de debêntures; * Avaliar um determinado investimento a longo prazo;
METODOLOGIA:
Para a execução desse trabalho será utilizado o tipo de pesquisa bibliográfica, com fontes diretas em livros e sites, e, como método a pesquisa aplicada, que visa buscar o entendimento do mercado