Administração financeira
O objetivo principal da administração financeira é manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento normal de suas atividades. Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade, econômico-financeira e com os menores custos possíveis, assegurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.
Demonstraremos neste trabalho um pouco de aplicações da administração financeira. O proposto aqui se revela em uma forma teórica, com casos até mesmo reais. Sempre focando a busca do conhecimento e inovações sofridas pela administração no passar dos tempos.
Talvez, não esteja explícita a previsão, planejamento, organização, coordenação e execução, ações diretamente ligadas ao administrador, aqui neste trabalho. No entanto, a busca pelo esclarecimento constantes nos mostra várias vertentes. E uma delas esta sendo buscada aqui pelo ponto de vista do corpo discente que compõe este trabalho. Será visto neste pequeno trabalho, alguns conceitos dinâmicos, não amarrados, porém de suma importância para o entendimento um pouco melhor da administração financeira. Nomes como stakeholders e Mark up, tão comuns na parte administrativas que as vezes não é de conhecimento de todos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROCESSO FINANCEIRO
Um dos maiores desafios na atualidade nas empresas seja grande, seja pequeno, está nos processos de vendas, não especificamente na precificação, haja vista que acrescentar margem de lucro é apenas um dos itens que pode influenciar no processo. Na atualidade itens como qualidade, produtividade estão ligados ao sucesso das organizações, desde que praticados por todos os membros das empresas. Na precificação como fator de ganho, existe itens apontados de forma intrínseca que podem a longo prazo representar maior lucratividade a essa empresa, a