Administração financeira
CONGREGAÇÃO SANTA DOROTÉIA DO BRASIL
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE
CURSO DE PEDAGOGIA
Profª. M.Sc. Cris Lopes- crislopeslima@hotmail.com
Disciplina: Metodologia do Estudo e da Pesquisa
RESENHA CRÍTICA
É uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra ou texto. Consiste na leitura, no resumo[1], e na crítica. É um exercício de compreensão e crítica, com a finalidade de informar ao leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no texto ou livro, evidenciando a contribuição do autor. Ante a explosão da literatura técnica e científica e o escasso tempo no trabalho intelectual, sem condições de ler tudo o que aparece sobre o campo de seu interesse, o recurso é voltar-se para a resenha. É uma síntese das idéias fundamentais da obra ou texto. O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informações encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
EXEMPLO DO FORMATO DA RESENHA
Obra ou Referência Bibliográfica
PEREIRA, J. B. B. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio de São Paulo. São Paulo: Pioneira. 1967.
Credencias da Autoria
Informações gerais sobre o autor "Biografia".
Conclusões da Autoria
Indicar os principais resultados obtidos pelo autor, conclusões a que o autor da obra chegou em seu trabalho.
Digesto
Resumo das principais idéias expressa pelo autor, descrição sintetizada do conteúdo.
Crítica do Resenhista
Julgamento da obra, mérito, originalidade, contribuição para o desenvolvimento da ciência, quer por apresentar novas idéias e/ou resultados, quer por utilizar abordagens diferentes.
Indicação do Resenhista
A quem é dirigida (especialistas, estudantes, leitores em geral), fornece subsídios para o estudo de que disciplina(s) e pode ser adotado para que tipo de curso.
MARCONI, M.