Administração financeira
Resposta: Os principais fatores que contribuem para o estado de insolvência das empresas é o excesso de imobilizações ou de estoques, à concessão aos clientes de prazos muito longos para pagamento ou, ainda, à utilização de fontes de financiamento inadequadas.
2. Esquematize graficamente o ciclo de matérias primas de uma empresa industrial, detalhando o aspecto financeiro em cada etapa.
3. O que representa o termo “descompasso de fluxo de caixa”? Qual a solução pra este problema?
Resposta: Durante o processo em que o estoque de matéria prima é transformado em estoque de produtos acabados, envolve certo período de tempo. Depois este estoque de produtos acabados é vendido, o que gera mais esforço e tempo, em seguida as duplicadas são cobradas e transformadas em numerário, levando assim mais um tempo relacionado com o prazo de faturamento e com alguns atrasos. Enquanto esse processo se desenvolve, existem salários e outros compromissos que devem ser pagos em datas previamente determinadas, que não estão a favor de todo o tempo que é preciso para desenvolver o processo, o que seria então o descompasso de fluxo de caixa, que têm de ser previstos com certa exatidão para que possam ser tomadas, em tempo hábil, as decisões pertinentes. A solução para este problema seria o orçamento de caixa, que constitui o instrumento adequado para essa finalidade.
4. Qual o papel do tesoureiro no controle de recursos financeiros e qual a importância da liquidez para as operações empresariais?
Resposta: O tesoureiro é responsável pela manutenção da liquidez da empresa, manutenção do caixa, como exemplo, recebimentos e pagamentos realizados diariamente. A liquidez de uma empresa é muito importante para se manter o bom nível de entrada e saída de caixa e também conhecer com antecedência o momento que faltará numerário