Administração financeira e orçamento empresarial
ALUNO:
PROFESSOR:
DECISÕES DE FINANCIAMEN
Estrutura para a 2ª Avaliação.
Estrutura de Capitaly
- Conceitos de Capital = Segundo os estudiosos e doutrinadores, o capital é um fundo de valores ou conjunto de bens, créditos e débitos colocados a disposição da empresa, com a finalidade de gerar resultados econômicos (Sá & Sá, 1989:50).
- O capital da empresa esta investido no Ativo, com o objetivo de gerar retornos adequados (figura 1). Este capital é fornecido por terceiros e pelos acionistas ou sócios. A parte dos acionistas ou sócios é representada pelo Capital Próprio (Patrimônio Líquido).
Capital de Curto Prazo
Capital de Curto Prazo
A T I V O | PASSIVO CIRCULANTECapital de Terceiros
Capital de Terceiros | | EXIGÍVEL A LONGO PRAZOCapital Permanente e de Longo Prazo
Capital Permanente e de Longo Prazo | | Capital Próprio
Capital Próprio
PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
Figura 1.
É importante que o Administrador Financeiro saiba apurar o custo efetivo dos financiamentos de longo prazo e conheça também os principais instrumentos de captação das empresas. Assim dentro do exposto seguido comente:
1 – Os financiamentos por recursos:
Empresas precisam angariar capital para alavancar novos investimentos, parte deste capital pode ter origem em alguma modalidade de financiamento. Existem vários modos para uma empresa financiar suas atividades, como menciona Caldeira Menezes, H., na sua obra "Princípios de Gestão Financeira", seja através de capital próprio ou alheio. Através de capital próprio pode realizar o autofinanciamento, enquanto que utilizando capital alheio pode realizar empréstimo aos sócios, leasing, empréstimos, subsídios estatais, etc.
Determinados projetos dentro de empresas têm sua continuidade determinada pela possibilidade de obtenção de financiamento específico para projetos, que levam em conta os riscos do investimento por parte do financiador