Administração de serviços radiodiagnóstico
ADMINISTRAÇÃO E LEGISLAÇÃO
-------------------------------------------------
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS RADIODIAGNÓSTICO
O que é radiodiagnóstico?
Radiodiagnóstico - conseguir, da maneira menos invasiva possível, uma imagem nítida do interior do corpo para uma análise posterior.
Como o próprio nome sugere, a técnica do radiodiagnóstico utiliza a radiação ionizante para a obtenção de um diagnóstico. Aparelhos empregados rotineiramente numa clínica utilizam este tipo de radiação para a obtenção de imagens, tendo como exemplos os aparelhos de raios-x convencionais, tomografia computorizada entre outros.
A radiologia, ou melhor, dizendo, os CENTROS DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM (CDI) constituem o setor de prestação de serviços que mais tem despertado preocupação por parte dos dirigentes hospitalares.
MOTIVOS:
A – porque os custos empregados na implantação e manutenção somam quantias muito elevadas e desproporcionais para qualquer hospital;
B – porque os investimentos nesta área são absolutamente necessários para o atendimento de qualidade do paciente.
Administrar um CDI significa utilizar todas as recomendações aplicadas à prática da boa administração. Ou seja: o ato de ADMINISTRAR está relacionado com as atividades de planejamento, organização, direção e controle da empresa.
Planejamento
Segundo Chiavenato (1995) o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
O Planejamento é a primeira função administrativa, que determinam quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los. Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso.
É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas,