administração de produção
1 - Técnicas de previsão do volume de produção.
A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações.
Métodos científicos – modelo matemático ou estatístico utilizados para produtos já existentes e com dados históricos já existentes.
Medidas móveis – Produção constante ou com poucas oscilações em torno da média. Utiliza-se a média de um período previamente fixado.
Correlação com indicadores econômicos – Produtos e vendas acompanham algum indicador existente e disponível no mercado (democrático, financeiro, econômico).
Série temporais – mantém para o futuro as mesmas tendências registradas no passado, (crescimento ou queda).
Métodos intuitivos - baseado no conhecimento das tendências do mercado, experiência profissional e habilidades administrativas.
Opinião coletiva ou de especialistas – Quando trata-se de um produto novo ou produto sem dados históricos disponíveis. Deve ser utilizado também para validar ou corrigir previsões feitas pelos métodos científicos que só consideram registros do passado.
2 - Ciclo de vida do produto e BCG
Quando um produto é lançado no mercado, espera-se que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, sabemos que o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”. Este ciclo é evidenciado através de cinco estágios:
1. Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes;
2. Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, aonde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado;
3. Crescimento: período de