ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
O que é Planejamento Agregado? O planejamento agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no médio prazo, isto é, com um horizonte de cinco a 18 meses, aproximadamente (Martins e Laugeni, 2001)
Planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda projetada para o horizonte de tempo em geral de seis a 12 meses ( Moreira, 1998)
O Planejamento agregado é o processo pelo qual a empresa determina os níveis de capacidade, produção, sub-contratação, estoque, esgotamento de estoque, e até precificação, sobre um horizonte de tempo específico. O objetivo é atender a demanda de maneira a maximizar os lucros.
O primeiro passo na execução do planejamento agregado é obter o perfil da demanda para definir uma estratégia de produção.
MASTER PRODUCTION SCHEDULE – PROGRAMA MESTRE DE PRODUÇÃO
É um programa desdobrado do plano agregado para cada produto e seus componentes, mostra quais itens serão produzidos e em quais quantidades para determinado período, com base de produção semanal num horizonte de planejamento de 6 á 12 meses.
Atuação na oferta de recursos (ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS PRODUTIVOS PARA ATENDIMENTO DA DEMANDA).
* Admissão/demissão: Contratação ou demissão de colaboradores dependendo das necessidades de mão-de-obra compatíveis com a demanda;
* Horas extras: Aumento nas horas de produção a fim de suprir a alta demanda;
* Subcontratações: Terceirização da fabricação de produtos que certamente deixariam de ser produzidos por falta de recursos (mão de obra, ou equipamentos);
* Estoques: Absorção da variação da demanda pelos estoques.