Administração de produção
No ano de 1880 o processo de produção do leite condensado foi aprimorado pelo suíço J.B. Meyenberg. A mudança ficou por conta do sistema de esterilização em autoclave que passou a elevar a temperatura do leite a 120°C num recipiente fechado sob alta pressão e assim passou a comercializar o leite condensado em latas.
Em 1884 Meyenberg consegue a patente desse sistema produtiva e no ano seguinte se muda para os Estados Unidos começando assim a sua fábrica. O leite condensado em latas se tornou uma das principais alternativas de alimento para crianças no período antes da Primeira Guerra Mundial. Isso porque a geladeira elétrica ainda não havia sido inventada e dessa forma era mais fácil conservar leite enlatado.
Como o Leite Condensado é Feito
O nome leite condensado sugere que o leite passa por um processo de condensação, mas na verdade o processo é de evaporação. Essa nomenclatura foi adotada para que não houvesse confusão com o leite evaporado que é a versão sem açúcar.
O Processo de Fabrico do Leite Condensado
Passo 1
O leite deve ser centrifugado para que as suas impurezas sejam removidas. Após isso ser feito chega o momento de pasteurizar o leite a 75°C por um período de 20 segundos.
Passo 2
O leite recebe a adição de açúcar para que possa ser conservado.
Passo 3
O passo seguinte é levar o leite para um evaporador a vácuo em que ele é submetido a temperaturas entre 50°C e 70°C. Com isso cerca de 60% é evaporada, porém não se pode deixar o leite ferver para que não mude de cor, de sabor e perca as suas principais características.
Passo 4
Em seguida o leite é colocado para esfriar e recebe a adição de lactose em pó.
O Leite Condensado no Brasil
O leite condensado foi por algum tempo importado dos Estados Unidos e da Europa. Um registro histórico do início da história do leite condensado no Brasil é um anúncio no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Côrte e da Província do