administração de produção e logística 1
1. QUAIS FORAM AS ORIGENS DA TEORIA DE TAYLOR?
R: Elas estão ligadas às conseqüências geradas pela Revolução Industrial, principalmente a duas delas: o crescimento acelerado e desorganizado da empresa, que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento e, conseqüentemente, uma abordagem científica, substituindo a improvisação por métodos racionais de trabalho; e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade, procurando obter um melhor aproveitamento dos seus recursos para poder enfrentar a concorrência e a competição, que aumentavam a cada dia. 2. POR QUE TAYLOR SE PREOCUPOU COM A QUESTÃO SALARIAL?
R: Taylor considerou que os problemas de falta de eficiência e de baixa produtividade da empresa estavam ligados ao fato de as pessoas não estarem satisfeitas no trabalho. Estudando o ambiente Industrial, chegou à conclusão de que essa insatisfação era causada pela baixa remuneração recebida pelos funcionários, que a consideravam injusta e não incentivavam a produzir mais.
Apartir disso Taylor procurou criar um sistema de pagamento que fosse mais justo e que incentivasse o trabalhador a produzir mais, agradando aos patrões sem desagradar aos demais funcionários, seus companheiros de trabalho. A solução encontrada foi estabelecer uma produção-padrão, de acordo com a qual o funcionário receberia sua remuneração.
3. QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA?
R: Administração como ciência, Separação entre quem pensa e quem faz, Conceito de homo economicus, Supervisão funcional, Ênfase na eficiência, O princípio da exceção.
4. QUAL O CONCEITO DE HOMEM ECONÔMICO?
R: Taylor achava que o estudo do trabalhador deveria ser feito por meio de uma abordagem econômica, considerando o homem motivado pela busca do dinheiro e pelo medo de perder o emprego. Ele adotou o conceito de homo