Administração de Empresas
Cultura Comportamental e Integração
Sistêmica de uma Empresa
Introdução
Neste trabalho mostraremos de maneira resumida e analítica o nosso estudo sobre Cultura
Comportamental e Integração Sistêmica das empresas atuais. Estes dois fatores têm se mostrado cada vez mais fundamentais, principalmente se enxergarmos o fato que as empresas atuais precisam agradar tanto clientes externos como clientes internos.
As empresas atualmente estão ganhando mercado não apenas pela qualidade e preço de seus produtos. Fatores como a integração com a sociedade e apresentação / postura dos funcionários, acaba se tornando fator decisório no momento da seleção feita pelo cliente.
Cultura Comportamental
A partir do momento em que a carreira se torna o investimento do indivíduo, o móvel principal da existência, o valor pessoal é transferido para a competência profissional que serve de código de conduta.
Considerando que o tempo de permanência em uma empresa diminuiu e a rotatividade aumentou, sua segurança profissional está em jogo e para enfrentar esta questão é preciso ter empregabilidade, ou seja, desenvolver seus conhecimentos e habilidades em suas atividades, por meio da educação e do treinamento, e sintonizar estas habilidades com as novas necessidades da empresa.
Por isso, cada dia é mais importante para um profissional conhecer a "cultura da organização", se quiser ter sucesso na carreira.
Podemos definir "cultura comportamental" como uma série de comportamentos e atitudes de caráter ideológico que garantem a integração das pessoas dentro da empresa e, também, sua imagem externa (como o público a vê).
Uma empresa, ao adquirir uma cultura, cria um conjunto de ações que são testadas e avaliadas, e então retidas e transmitidas socialmente, como o modo apropriado de lidar com os problemas de ajustamento externo e de relacionamento interno (bem como pensar e de sentir a respeito do mundo organizacional). Este processo é