Administração de empresas
Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações.
Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.
A estrutura de um átomo é semelhante à do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando em seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas.
DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
O Diagrama de Pauling estabelece que os átomos podem possuir sete camadas de distribuição atômica. Estas camadas são denominadas K, L, M, N, O, P e Q.
Cada uma destas camadas possuem um número máximo de elétrons. Assim, as camadas acima possuem, respectivamente 2, 8, 18, 32, 32, 18 e 2 elétrons. A camada de valência necessita, na maior parte dos átomos, de 8 elétrons para que seja estável. Essa é a teoria do octeto.
“Quando há instabilidade, os átomos tendem a fazer ligações químicas com elementos que possam proporcionar estabilidade.”
Os gases nobres são substâncias cuja última camada de valência está completa, ou seja, possui oito ou dois elétrons no último nível, dificultando a mistura com outros elementos. Sendo assim, tais gases são encontrados isolados, em pouca quantidade na atmosfera terrestre.
A ordem crescente de energia dos subníveis é a ordem na sequência das diagonais. O diagrama de Linus Pauling é representado abaixo:
LIGAÇÕES QUÍMICAS
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na natureza existe aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas.
Reação de Adição ou Reação de Composição
Reação de Decomposição
Reação de Simples