Administração de Empresas “Fraudes e Erros”
Administração 6° Período
Administração de Empresas “Fraudes e Erros”
Rolim de Moura -2013
Fraudes em uma empresa ocorrem pela existência de três fatores; quais sejam; o fraudador; os motivos que ele usa como desculpa por ter agido e a Oportunidade dada a ele para ele agir.
Com a presença destes três fatores; a fraude ocorre e depois só se computa a perda e as terríveis conseqüências como a dispensa de toda a diretoria acima do departamento ao qual o fraudador estava locado e ponto final. Para evitar que isto ocorra, é preciso isolar esse três fatores de aparecerem simultaneamente.
O FRAUDADOR
Primeiro investigue a fundo os candidatos a postos chaves dentro de sua empresa, bem como os ocupantes atuais.
Não há outro meio de se isolar o fraudador a não ser por uma boa investigação da vida pregressa dele. Jamais confie cegamente em um funcionário, esse é o primeiro passo para dar ao fraudador o que ele quer.
O MOTIVO
Aqui você não tem muito controle, pois ele usará qualquer motivo para se justificar e por a culpa.
A OPORTUNIDADE
Se as oportunidades estiverem abertas, pronto o fraudador tem a chance que ele estava esperando, mesmo sem motivos. Você como empresário deve certificar-se de que conhece todas as oportunidades, estejam extintas.
O problema é que geralmente os empresários são ótimos técnicos operacionais, mas desconhece controles internos e então ele contrata um financeiro e assume que o financeiro conhece todos os controles internos e o financeiro por sua vez assume que todos os controles internos já estejam implantados e em vigor!
Mas o financeiro já começa a gerenciar a tesouraria e ambos estão contando com algo que não existe ainda, portanto as oportunidades estão escancaradas para o fraudador agir.
Sua empresa tem que ter um manual de controles Internos completo e que englobe todas as áreas de sua empresa. Assim todas as "janelas"