Administração de custos
- Custo: São os gastos necessários para fabricar os produtos da empresa; tudo que estiver ligado a atividade fim, como mão-de-obra, por exemplo.
- Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.
- Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo da empresa para baixa em função de renda, amortização, consumo, perecimento ou desvalorização.
- Uma empresa apura seus custos para: atendimento de exigências legais quanto a apuração de suas atividades e avaliação de estoques; conhecimento de seus custos para tomada correta de decisões e o exercício de controles.
- Classificam-se custos ou despesas de duas maneiras: quanto o objeto a ser custeado (custos diretos – são aqueles que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular em consideração; e custos indiretos – são os gastos que não podem ser alocados de forma direta e objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caracterizam-se por serem de caráter genérico e não específicos a produtos finais) quanto ao volume de produção ou venda (custos fixos – são aqueles que tendem a se manter constantes nas alterações de atividades operacionais, independentemente do volume de produção; e custos variáveis – são os que estão diretamente relacionados com o volume de produção).
- Objeto de custo: É o elemento que será objeto de mensuração monetária, com a finalidade de se obter o custo unitário ou total desse elemento.
- Comportamento de Custo: É a evolução do valor dos custos (fixos ou variáveis) em relação ao volume de atividade.
- Materiais Diretos: É o principal custo direto. Representam as