ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS
BREVE HISTÓRICO
No nosso dia a dia é comum ouvirmos as expressões: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial. São sinônimos? Responderemos a seguir.
DA CONTABILIDADE FINANCEIRA À DE CUSTOS
Até o advento da revolução industrial (século XVIII) só existia a Contabilidade Financeira (ou geral), que era desenvolvida na era mercantilista e estava estruturada para servir às empresas comerciais.
Nessa época, para apuração dos resultados do período e levantamento do balanço no final do período, bastava levantar os estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era bastante simples: verificava-se o montante por item estocado e assim valorava-se o quanto possuía de Estoque Inicial (EI), adicionando-se às Compras (C) do período e comparava-se com o que ainda restava em estoque (EF), apurava-se o valor da aquisição das mercadorias vendidas, na seguinte disposição:
ESTOQUES INICIAIS (EI)................................................. 100,00
(+) COMPRAS (C )............................................................. 500,00
(-) ESTOQUES FINAIS (EF)............................................. (50,00)
(=) CUSTOS DA MERCADORIA VENDIDA (CMV) ......550,00
Confrontando-se esse montante com as receitas obtidas nas vendas desses bens, chegava-se ao Lucro Bruto; do qual bastava deduzir as despesas incorridas na manutenção da atividade da Entidade durante o período à venda dos bens e ao financiamento de suas atividades. Daí o surgimento da Demonstração de Resultados (DR) da empresa comercial:
VENDAS ......................................................................... 2.000,00
(-) CMV
ESTOQUES INICIAIS (EI) .................... 100,00
(+) COMPRAS ( C ) ................................500,00
(-) ESTOQUES FINAIS (EF) .................(50,00) (550,00)
(=) LUCRO BRUTO (LB) ............................................... 1.450,00
(-) DESPESAS