Administração daProdução
Qualidade de forma sintética é o atendimento pleno das necessidades de um cliente, e ela depende da implantação de processos de melhoria contínua. Já a qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma empresa, o seu principal objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida (fornecedores, demais parceiros de negócios etc.). Para Chiavenato a melhoria contínua da qualidade, estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais.
Etapas da qualidade total
A melhoria contínua e a qualidade total são de suma importância para obter excelência na qualidade dos produtos e processos, e seu objetivo é agregar valor continuamente. Segundo Chiavenato ambas as abordagens seguem um processo composto por escolha de uma área de melhoria; definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria; identificação dos benchmarks; análise do método atual; estudo piloto da melhoria e implementação das melhorias.
O Gerenciamento da Qualidade Total é um conceito de controle que atribui às pessoas da organização a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade, baseada no empoderamento das pessoas (empowerment) proporcionando aos funcionários a autoridade para tomar decisões sem ter que consultarem seus gerentes a todo o momento, poupando tempo e agilizando a resolução de problemas. Este processo de empowerment traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os clientes pois, a empresa economiza tempo e dinheiro além de proporcionar a satisfação de seus clientes.
O gerenciamento da qualidade total trouxe técnicas de enxugamento (downsizing), terceirização (outsourcing) e redução do tempo do ciclo de produção para as organizações. Chiavenato apresenta uma lista chamada “Os 10 mandamentos da Qualidade Total”, são eles:
1. Satisfação do cliente;
2. Delegação;
3. Gerência;
4.