Administração da Produção
3º MOD- ADM
» BASES TECNOLÓGICAS:
1. → Conceitos e estrutura da Administração da Produção
2. → Sistemas de Produção
3. → Planejamento e Controle da Produção
4. → Desenvolvimento de novos produtos
5. → Modelos de Administração da Produção (primária, secundária e terciária)
5.1.→ Manutenção dos equipamentos (preventiva e preditiva)
6. → Modelos de Qualidade (Índices de Desempenho, Balanceamento, novas tecnologias)
7. → Análise dos Processos de Produção
1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo.
Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram extremamente habilidosas na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiam, então, os primeiros artesãos e a primeira forma de produção organizada, já que os artesãos estabeleciam prazos de entrega, conseqüentemente classificando prioridades, atendiam especificações prefixadas e determinavam preços para suas encomendas. A produção artesanal também evoluiu. Os artesãos, em face do grande número de encomendas, começaram a contratar ajudantes, que inicialmente faziam apenas os trabalhos mais grosseiros e de menor responsabilidade.
A produção artesanal começou a entrar em decadência com o advento da Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor em 1764 por