Administração da produção
Conceito
É a especialização administrativa que trata do planejamento, organização, direção e controle do setor de produção e serviços de uma empresa. Torna-se necessário fazer uma abordagem acerca da classificação das indústrias.
Classificação das indústrias quando fala-se em produção, do ponto de vista econômico, tanto pode se referir às empresas que produzem mercadorias (ou produtos) como àquelas que produzem serviços de consumo Vamos nos concentrar apenas nas empresas industriais (que transformam produtos) uma vez que representam a maior parcela de estudo da Administração da Produção.
Classificação das indústrias
Existem duas classificações para as empresas industriais:
◦ De produção contínua (ou por processo) ◦ De produção descontínua (ou por encomenda)
Nas indústrias de produção contínua, a matéria-prima (ou insumos) passa por várias fases de produção, sofrendo transformações contínuas até o acabamento do produto. As quantidades a produzir são grandes, quase sempre iguais, e a produção repete-se continuamente. Exemplos: indústrias de tecido ou de papel
Classificação das indústrias
Nas indústrias de produção descontínua, os produtos constituem partes (peças ou componentes) separáveis e distintas. As partes são montadas para se obterem finalmente as mercadorias ou produtos. A produção assim obtida atende aos pedidos dos clientes ou é estocada no almoxarifado de produtos acabados. Exemplos: indústria de locomotivas, fabricantes de aviões etc.
Áreas de produção
Em linhas gerais, o administrador da produção cuidas das seguintes áreas:
◦ ◦ ◦ ◦ Instalações dos equipamentos industriais Processo de produção vigente Procura ou demanda do produto Exigências dos consumidores
Áreas de produção
O administrador assume, principalmente, três responsabilidades relacionadas com a produção:
◦ Produzir mercadorias ou produtos de acordo com as instalações existentes e o processo de