Química geral 1 - eletroquímica
Eletroquímica – 3ª Unidade
- Equações Redox;
- Células Galvânicas;
- Eletrólise;
O que é? Estudo da interação entre a eletricidade e as reações químicas. A transferência de elétrons é um dos processos fundamentais que permitem a vida, a fotossíntese, a respiração, etc. O estudo da eletroquímica permite-nos desvendar as diferentes maneiras de se obter eletricidade através das reações químicas. Além disso, ela também permite que determinemos o valor das quantidades termodinâmicas envolvidas na reação. 1- Equações Redox:
As reações de oxirredução, são reações onde um elemento perde elétrons e o outro os ganha. Nesse processo, ocorre a produção de corrente elétrica.
Conceitos Importantes:
a) Corrente Elétrica (i): consiste no fluxo de elétrons por um circuito. Ela é gerada quando ocorre uma diferença de pontencial, os elétrons saem da região em que ocorre oxidação e deslocam-se para a região em que ocorre redução. Do polo negativo para o positivo. (Unidade de Medida: Ampère)
b) Carga Elétrica (q): é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletroquímicas e eletromagnéticas. (U.M. Coulomb) q = i x t , onde q = carga elétrica; i = corrente elétrica; t = tempo;
Ou seja, 1 Ampére é igual a 1 Coulomb/segundo;
c) Oxidação: Processo em que o átomo perde elétrons (Fica POSITIVO).
d) Redução: Processo em que o átomo ganha elétrons (Fica NEGATIVO).
e) Agente Oxidante: ganha elétron, é o responsável pela oxidação de um átomo. Sofre redução.
f) Agente redutor: perde elétron, é o responsável pela redução de um átomo. Sofre oxidação.
Meias-Reações: A melhor forma para se balancear uma equação redox é considerar as equações de oxidação e redução, separadamente. Uma meia-reação é a reação de oxidação ou de redução isoladas. Uma meia-reação de oxidação mostra a remoção de elétrons de uma espécie que está sendo oxidada em uma reação redox.
Pilha Voltaica: (Equação Redox)
Zn(s) + 2Ag+(aq)