Administração da produção
(Instituo de Educação e Tecnologia de Paragominas)
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Paragominas/PA
2012
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Administração da produção
3. Entradas – transformação – saídas
4. Fatores da produção
5. Ambientes
6. Considerações finais
7. Referências
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o estímulo da produção consciente e a otimização dos meios produtivos, visto que a Administração da Produção ou de Operações é a área da gestão responsável pelo estudo e desenvolvimento de técnicas de produção de bens e serviços.
2. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir (Slack 1996).
O exercício de transformação de um utensílio em um outro bem mais necessário é uma atividade que acompanha o homem desde a sua origem, mesmo quando ainda não existia o comércio.
Com o passar do tempo, esse processo foi sendo aperfeiçoado dando origem a produção organizada, nesta nova fase de produção, os bens eram produzidos de acordo com as solicitações de terceiros, surge então os artesãos. Com a descoberta da máquina a vapor e o advento da Revolução Industrial, a produção artesanal começou a entrar em declínio, nasce nesse período, as primeiras fábricas.
Nos tempos atuais, esse sistema de produção eficiente visa muito mais do que a produtividade, ele avalia também as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo, a criação e melhora de bens e serviços, a produção artesanal, a produção em massa, a produção enxuta, estudos de tempos e movimentos, planejamento de capacidade e de controle.
3. ENTRADAS – TRANSFORMAÇÃO - SAÍDAS
Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou a condição de algo para produzir novos itens ou o produto