Administração da Produção
- Administração da produção/operações é um conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outo com maior utilidade.
Avaliação de produtividade
Produtividade é basicamente a relação entre o que é produzido (output) e os recursos utilizados para essa produção (input). Já a sua importância está diretamente ligada ao lucro, pois sem produção não há lucro.
Diversos fatores são responsáveis por determinar a produtividade de uma empresa, entre eles a relação capital-trabalho que é o nível de investimentos em máquinas e equipamentos em relação à mão-de-obra; a escassez de recursos no contexto atual também afeta a produtividade (como o aumento da energia elétrica); mudanças na mão-de-obra decorrentes de alterações na produção; inovação e tecnologia (melhora a eficiência da produção e reduz seus custos), bem como restrições legais, fatores gerenciais e qualidade de vida.
Para se determinar a produtividade, basta-se seguir a seguinte fórmula:
Produtividade= output/input
Produtividade parcial é a relação entre o que é produzido e um dos recursos utilizados, como por exemplo a mão-de-obra.
LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS
A escolha do local da instalação de uma determinada empresa, fábrica ou depósito de produtos está diretamente ligada à estratégia empresarial. Para uma escolha adequada, é necessário determinar qual a capacidade, onde e quando necessária.
Capacidade é o nível máximo de atividade que se pode ser alcançado, em números exatos, em condições normais de produção e em um dado período de tempo.
Tipos de Capacidade
Capacidade do projeto: a que o fornecedor ou fabricante dos equipamentos determina para o produto;
Capacidade efetiva (real): a que equipamento apresenta após o desconto de todos os tempos ociosos, porém necessários, da produção. (Ex.: tempo para manutenções).
Capacidade nominal (volume de produção): o quanto se produz atualmente, e não o quanto pode ser produzido.