Administração da Produção
Diante da situação apresentada, o grupo definiu como problema “Como a relação entre as diferentes áreas da empresa afetam o desenvolvimento e a produção”. Os itens pesquisados pelos integrantes do grupo foram: Componentes de um Sistema Produtivo; Tipos de Operações de Produção; Os 4Vs na Produção; Objetivos Estratégicos da Produção; Top Down e Botton Up; Ciclo de Vida dos Produtos e Trade-Offs. O grupo dividiu as tarefas e pesquisou em livros da biblioteca PUC-Campinas e através internet.
1. Conceitos Relevantes
Segundo Moreira (2002) o ciclo de vida de um produto, passa por inúmeras fases. Fase 1 é a Introdução, quando o produto começa a ser fabricado e introduzido no mercado, demanda ainda é baixa, a fase 2 é de Crescimento, quando o produto começa a se tornar competitivo e a publicidade ajuda o mercado a conhecê-lo melhor, a fase 3 é a fase de Maturidade, produto já integrado no mercado, as vendas começam a estabilizar. A fase 4 é de Saturação: após a estabilização das vendas, começa um eventual declínio, mudanças no projeto são poucas e as estratégias focam em ter preços competitivos, por final a fase 5, a de Declínio, produto começa a perder espaço no mercado e por esse motivo, é necessário retirá-lo do mercado, substituí-lo ou modificá-lo radicalmente.
Algumas implicações importantes no ciclo de vida do produto são feitas na área de Produção e Operação. Na fase de introdução desse produto no mercado, as mudanças no projeto são frequentes para corrigir detalhes que não estavam previstos anteriormente. Nesta fase torna-se vital que a empresa tenha capacidade de inovar o projeto e responder as exigências do consumidor.
De acordo com Slack; Chambers e Johnston (2009) as empresas possuem três Funções Principais: Marketing, Desenvolvimento e Produção e duas Funções de Apoio: Contábil e Recursos Humanos. Administração de produção se baseia em atividades para gerenciar recursos destinados à produção