Administração da produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
I – INTRODUÇÃO
A Administração da Produção constitui o núcleo da atividade empresarial e, sem exagero, a própria finalidade da existência de cada negócio. Em sua origem, cada empresa nasceu para produzir algo – seja um produto seja um serviço;e, com isto, obter o retorno de seu trabalho e garantir sua sobrevivência e criar condições para o seu crescimento. O objetivo primário, então , é produzir. O objetivo secundário é a obtenção do lucro. Outros objetivos vão se agregando ao negócio. Porém, preliminarmente, cada negócio visa à produção de alguma coisa. É através da produção que se desdobram os demais objetivos da empresa.
II – PRODUÇÃO
1.
2.
3.
4.
5.
As empresas
Fatores de Produção e Recursos Empresariais
Conceito de Administração da Produção
Estrutura Organizacional da Administração da Produção
Questões
A moderna sociedade em que vivemos é constituída de organizações.Quase tudo que o homem necessita – senão tudo – é feito e produzido em organizações. O homem moderno passa a maior parte de seu tempo e de sua vida dentro de organizações. É dentro delas que o homem nasce, cresce, aprende, pratica esportes e lazer, faz suas orações, trabalha e ganha sua vida etc. O homem depende das organizações para tudo. Inclusive nascer e para morrer.
Em suma, as organizações são constituídas de recursos como pessoas, edifícios, máquinas e equipamentos, dinheiro etc.Geralmente falamos de organizações sociais, pois sem pessoas elas simplesmente não funcionam.
1. AS EMPRESAS
As empresas também são organizações. Na realidade, são organizações sociais porque são constituídas de pessoas que trabalham em conjunto. Uma melhor definição diria que as empresas são organizações sociais que utilizam determinados recursos para atingir determinados objetivos.
As empresas nascem, crescem e até morrem, como qualquer organismo vivo. Sobrevivência e principalmente crescimento são sinais de sucesso