Administração da produção e operações
Uma empresa é dita totalmente administrada na sua produção quando possui o controle de 5 quesitos fundamentais:
Primeiro quesito: CUSTO
Competir com base em custos significa oferecer um produto a um preço baixo relativamente aos preços dos produtos dos concorrentes. A necessidade desse tipo de competição provém da estratégia empresarial. Para desenvolver essa prioridade competitiva, as operações devem focalizar na redução de custos do sistema, como os custos de mão de obra, materiais, de instalações e outros, para criar um sistema que diminua o custo unitário do produto ou serviço.
Segundo quesito: Qualidade Qualidade é uma dimensão de um produto ou serviço que é definida pelo cliente. Hoje, mais do que nunca, a qualidade possui importantes implicações para o mercado. No tocante às operações, a qualidade como prioridade competitiva apresenta duas dimensões: projeto de alto desempenho e consistência de produtos e serviços. Ou seja, enquanto a função operações é projetada para focalizar aspectos da qualidade como características superiores, tolerâncias restritas, grande durabilidade e excelente atendimento ao cliente, a consistência apura o quanto o produto ou serviço atende exatamente as especificações de projeto.
Terceiro quesito: Tempo As empresas de todos os segmentos de negócios estão competindo para entregar produtos de alta qualidade em um tempo tão curto quanto possível. Quando o tempo é uma prioridade competitiva, a tarefa da função operações é analisar de maneira crítica o sistema e combinar ou eliminar processos para economizar tempo. O principal benefício da rapidez de entrega de bens e serviços para os consumidores (externos) é que ela enriquece a oferta, pois quanto mais rápido estiverem disponíveis para o consumidor, mais provável é que este venha a comprá-los.
Quarto quesito:Confiabilidade
Confiabilidade, atrelada à qualidade e tempo, significa os consumidores receberem sues bens ou serviços prometidos.