Administração cutanea de farmacos
Farmacêuticas
Básica e Aplicada
Rev Ciênc Farm Básica Apl., 2010;31(3):125-131
ISSN 1808-4532
Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences
Administração cutânea de fármacos: desafios e estratégias para o desenvolvimento de formulações transdérmicas Silva, J.A.1*; Apolinário, A.C.2; Souza, M.S.R.2, Damasceno, B.P.G.L.3, Medeiros, A.C.D.1
Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB, Brasil.
2
Discente do Curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB, Brasil.
3
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, João Pessoa, PB, Brasil.
1
Recebido 12/04/2010 / Aceito 14/09/2010
RESUMO
O desenvolvimento de formulações para aplicação na pele é uma estratégia interessante para transportar fármacos cuja ação é a própria pele, representando uma alternativa para superar aspectos indesejados relacionados às características farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos fármacos. No entanto, a pele apresenta camadas que formam uma barreira à penetração de fármacos. Desse modo, estratégias têm sido pesquisadas e os modernos estudos farmacêuticos apontam para o uso de métodos físicos e químicos, norteados no desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, as quais devem apresentar propriedades físico-químicas e parâmetros farmacotécnicos adequados para o uso transdérmico.
Palavras-chave: Novos Sistemas Transportadores de
Fármacos. Pele. Administração Cutânea. Transdérmicos.
INTRODUÇÃO
A indústria farmacêutica e instituições públicas e privadas de ensino em todo o mundo realizam pesquisas com o intuito de possibilitar condutas terapêuticas eficientes, com resultados clínicos rápidos e seguros.
Nesse sentido, em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a eficácia terapêutica dos medicamentos de liberação transdérmica tem chamado a atenção da