Farmacologia aplicada a odontologia
FARMACOLOGIA APLICADA A
ODONTOLOGIA
MÓDULO I
Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada.
MÓDULO I
VIAS E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS:
Nos últimos anos, as pesquisas e aplicações de novos sistemas de administração de drogas vêm se desenvolvendo em escala exponencial. Foi desenvolvida até uma verdadeira especialidade desse tema, que faz parte da recémcriada Engenharia Biomédica. Prevê-se que no futuro será possível administrar as drogas no momento certo, na posologia certa em qualquer parte do corpo com alvo específico e eficiência.
A escolha de determinada via ou sistema de administração das drogas, depende de vários fatores:
a) efeito local ou sistêmico;
b) propriedades da droga e da forma farmacêutica administrada;
c) idade do paciente
d) conveniência
e) tempo necessário para o início do efeito
f) duração do tratamento
g) obediência do paciente ao regime terapêutico.
Representação esquemática das vias de administração de drogas.
2
Este material deve ser utilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados aos seus respectivos autores
PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE
DROGAS
A administração de medicamentos deve ser realizada com eficiência, segurança e responsabilidade, a fim de que sejam alcançados os objetivos da terapêutica implementada e, dessa forma, uma melhora no quadro clínico do paciente. Para tanto, deve-se ter conhecimento de alguns dados quanto ao processo de administração: informações farmacológicas do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses, etc.), bem como métodos, vias e técnicas de administração.
O método de