Administração controle de estoque
Administração e Controle de estoques.
1.1 Delimitação do tema
Análise dos estoques de matérias-primas da industria de sabonete liquido ... na cidade de SM compreendido no período de ... .
Administração dos estoque de matérias-primas de uma indústria de sabonete líquido usando a técnica de MRP (Material Requirements Planning).
2. PROBLEMA
Dificuldade de realizar o pedido de matérias-primas no tempo certo.
3. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
Realizar um controle com essa técnica de estoque reduziria os custos da empresa.
4. JUSTIFICATIVA
Minimizar os custos da empresa.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Realizar o pedido de matérias-primas no tempo certo com menor custo possível.
5.2 Objetivos específicos
a) Aplicar na empresa a técnica.
6. METODOLOGIA:
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
7.1 MRP
Correia; Gianesi (1996, p.104) define MRP como “calculo das necessidades matérias e/ou planejamento dos recursos de manufatura”.
Para Martins; Laugeni (2006, p.354) “é o planejamento das necessidades de materiais. É um método bastante utilizado entre o pessoal que direta ou indiretamente lida com os processos produtivos, tanto de bens tangíveis como de serviços, é um software que processa todos os dados, consolidando os itens comuns e vários produtos, verificando se há disponibilidade nos estoques e , quando for o caso, emitindo a lista de itens faltantes.”.
É uma técnica utilizada nas empresas para planejar as quantidades de materiais que são utilizados na manufatura dos produtos vendidos pela empresa. O método visa manter nos estoques o nível ideal de materiais para execução dos processos sem que ocorra um gasto excessivo na compra dos mesmos e possa ocorrer sobre-estoque e sub-estoque de materiais. Hoje em dia, o MRP é usado como um dos módulos que compõem o MRP II e faz parte dos Sistemas de Administração da Produção (SAP).
7.2 QUE É NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O MRP
Lista de material (BOM): é a parte mais difícil