Administração: ciência, técnica ou arte?
Prof. Ilacyr Luiz Gualazzi I – INTRODUÇÃO
A fim de conduzir o raciocínio com clareza e objetividade, é necessário, antes, esclarecer os resultados desejados. Qual a finalidade de saber se administração é ciência, técnica ou arte?
A administração, como procedimento, permeia todos os espaços da atividade humana, mas ao profissional dessa área interessa apenas conhecê-la enquanto meio para obter determinados resultados, pouco importando se está empregando técnica com arte ou fazendo ciência. Na verdade, o profissional está sempre às voltas com eventos factuais que dele exigem técnica, sensibilidade e criatividade. Para ele, a administração deve fornecer o ferramental para o enfrentamento dos fatos administrativos, em cuja extremidade está o superávit, sem o que os empreendimentos não sobrevivem e sua intervenção torna-se destituída de sentido.
Como tema de estudo e aprendizado, é na escola que a administração encontra seu espaço, onde interessa conhecê-la em sua totalidade, enquanto história, teoria, técnica e ciência. Assim, pode-se afirmar que a discussão sobre esse assunto seja de natureza epistemológica, tendo por escopo seu ensino nos cursos de administração e afins.
II - CONCEITOS BÁSICOS
CIÊNCIA: Fazer ciência é produzir conhecimentos relativos a um objeto delimitado, obtidos através de métodos racionais. Entendem os doutos que, para ser ciência, deve haver método, gerar previsibilidade, permitir reprodução e propiciar a formulação de princípios gerais aplicáveis a casos semelhantes. Entretanto, sucintamente e para nossa finalidade, pode-se afirmar que fazer ciência também é produzir conhecimento novo.
TÉCNICA: A técnica corresponde ao "como fazer". É o meio empregado para operar crítica, rigorosa e objetivamente a realidade, conforme os princípios gerados pela ciência.
ARTE: Arte subentende a sensibilidade, a percepção, a