Administração-analise quantitativa
Análise Quantitativa
Estatística
Questão 1: Diferencie amostra e população. Diferencie também dados, elementos e variáveis.
R.: População: é o conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum (pessoas, objetos, idéias, etc.). Por exemplo, os moradores de Araras, os alunos da Faculdade, os veículos que circulam pelas ruas, a denominação religiosa da população, etc.
Amostra: é qualquer subconjunto, não vazio, de uma população, como por exemplo: no caso de automóveis, um determinado modelo, de determinada fábrica.
Assim podemos dizer que Dados são fatos e números coletados, analisados e sintetizados para posterior apresentação e sintetização, por exemplo: tantos veículos, de uma determinada marca, de um ano específico de fabricação...
Elementos são as entidades sobre as quais os dados são coletados, por meio de uma variável. (Ex. acima: acessórios, cor, combustível, etc.)
Variáveis: é uma característica da população. Toda questão de pesquisa define um número de construções teóricas que o pesquisador quer associar. O grau de operacionalização destas construções não faz parte de um consenso. Por essa razão, quando que tratar das definições das variáveis se deve permitir ao pesquisador avaliar a adequação dos instrumentos utilizados, as variáveis escolhidas e as construções teóricas descritas no quadro conceitual.
1. Variável dependente (VD): Mede o fenômeno que se estuda e que se quer explicar. São aquelas cujos efeitos são esperados de acordo com as causas. Elas se situam, habitualmente, no fim do processo causal e são sempre definidas na hipótese ou na questão de pesquisa. No nosso exemplo: desempenho em estatística e atitudes em relação à Estatística.
2. Variável independente (VI): São aquelas variáveis candidatas a explicar a(s) variável (eis) dependente(s), cujos efeitos queremos medir. Aqui devemos ter cuidado, pois mesmo encontrando relação entre as variáveis isto, não necessariamente, significa relação