Administraçâo
Cap 15 – Projeto e gerenciamento de canais e redes de valor
Em vez de limitar o foco a seus fornecedores, as empresas estão examinando a cadeia de suprimentos inteira (matérias-primas, componentes, bens manufaturados) até o consumidor final. Assim essas empresas que utilizam o marketing holístico estão encarando seus negócios como uma grande rede de valor que a incapacidade de coordená-la apropriadamente pode trazer sérias consequências.
Canais de Marketing e redes de valor
Canais de Marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. Podem ser citados intermediários como comerciantes (atacadistas e varejistas compram e revendem), representantes (buscam clientes e negociam em nome do fabricante, podendo até não possuir direitos sobre os produtos) e os facilitadores (processo de distribuição).
Importância dos canais: Um sistema de canais de marketing é o conjunto de canais de marketing específicos utilizados por uma empresa. Eles influenciam no preço estabelecido de produtos, decisões relativas à força de vendas e entregas no prazo. O grau de treinamento desses canais é decisivo para o bom desenvolvimento desses canais.
Desenvolvimento de canal: Empresas novas começam como uma operação local em um mercado limitado. Se a empresa for bem-sucedida, pode montar filiais em novos mercados. Talvez deva utilizar canais diferentes em diferentes mercados – em áreas urbanas pode trabalhar com armazéns; em áreas urbanas, com comerciantes mais especializados. As empresas estão multiplicando seus canais- canais híbridos- exemplo: força de vendas interligada com telemarketing, mala direta, varejistas e internet em que cada um possui uma determinada função. Os clientes esperam que sejam atendidos com excelência em base dessa integração de canais.
Em muitos mercados, os compradores se classificam em quatro categorias: 1- Compradores Habituais: compram sempre dos