Administraçao
Teorias administrativas
Bases teóricas da administração de empresas
Conceito de administração
A palavra administração tem sua origem no latim, ad, direção, para, tendencia; minister, comparativo, de inferioridade; e sufixo ter, que serve de termo de comparação, significando subordinação ou obediência, isto é aquele que realiza uma função abaixo do comando de outra pessoa, aquele que presta serviço ao outro, e seu significado original implica em subordinação e serviço
Em sua origem a palavra administração se refere a uma função que se desenvolve sob o comando de outro de um serviço que se presta a outro.
A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e tranforma-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, afim de atingir tais objetivos.
Para tanto a administração precisa mapear o ambiente externo e dar condições de eficiência a tecnologia utilizada através da estrategia empresarial, integrando os recursos e os esforços em todas as áreas e níveis da empresa.
Basicamente, a administração interpreta os objetivos traduzindo-os em esquemas de planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial necessária para alcança-los de maneira mais apropriada.
O significado e amplitude da palavra administração sofreu formidável aprofundamento e ampliação, e o administrador seja ele diretor, gerente de departamento, supervisor ou chefe de seção, passou a ser uma figura indispensável em todos os tipos de organizações humanas.
Provavelmente, uma das melhores maneiras de se mostrar o aprofundamento e ampliação do significado da administração seria percorrer rapidamente a sua trajetória nestes últimos oitenta anos, e acompanhar em rápida pinceladas os passos gradativos da teoria administrativa
Passos gradativos da teoria da administração
A Teoria da