administraçao
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS ApliCADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6
3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS 6
3.2 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
3.3 MEDIDA DE DISPERSÃO 6
3.4 TÉCNICA DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA 7
3.5 NÚMEROS – ÍNDICES 7
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O setor de auto-serviço apresenta grandes mudanças desde a implantação do plano Real. Entre as alterações, destacam-se: o processo de concentração (principalmente através de aquisições), a modernização (com adoção de novas tecnologias e processos administrativos), a expansão (com grandes investimentos em novos estabelecimentos) e a internacionalização do capital.
A expansão supermercadista aconteceu no Brasil quando as redes de supermercado estrangeiras começaram adquiriu pequenas redes de mercado. Com isso manteve-se no mercado, alguns se juntaram em associações, realizando negociações e propagandas conjuntas, entre outras ações, para se tornarem mais competitivos.
A estabilização da moeda, proporcionada pelo Plano Real, possibilitou, por um lado, um substancial incremento no faturamento das empresas do setor de supermercados, e por outro, impôs a necessidade de programar mudanças no posicionamento estratégico das empresas.
Visando a proposta de trabalho terá discrição de minha visão resumidamente dos seguintes objetivos: as estruturas de mercado; métodos quantitativos, ética, política e sociedade.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O Plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil. Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de