administraçao
1. Monopólio
Exemplo: Petrobras (Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, atua como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.)
2. Concorrência perfeita
Exemplo: Mercado de commodities.
As commodities são mercadorias com características específicas. Tais como: padronização, pouca perecibilidade, ampla escala de consumo e definição do preço de vendas no cenário internacional. São exemplos de commodities: a soja, o petróleo, o milho e grande parte dos produtos de natureza agropecuária que são comercializados, em grande volume, entre os países.
3. Concorrência monopolística
Exemplos: Mercado de revista, escolas particulares, restaurantes e diversos segmentos que apresentam empresas que ofertam no mercado produtos diferenciados que são substitutos próximos, ou seja, que desempenham funções semelhantes.
4. Oligopólio
Exemplo: Mercado de refrigerantes no Brasil.
O mercado brasileiro de refrigerantes é fortemente concentrado. O grupo “grandes corporações multinacionais” é formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas com grande capital com participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor (AFREBRAS, 2014).
5. Monopsônio
Exemplo: Setor Energético no Brasil.
Nos setores de energia brasileiros, existem diversos mercados com poder de monopsônio. Na energia elétrica, a Lei nº 10.848/2004 criou leilões onde um único comprador agrega as demandas de todos os distribuidores e adquire energia dos diversos vendedores. Neste caso, o exercício do poder de monopsônio foi concebido pelo próprio marco legal que visa à modicidade tarifária a “qualquer custo”. Os resultados têm sido preços artificialmente