O jogo como instrumento pedagógico
SEÇÃO 1. BRINCADEIRA, JOGO E
LUDICIDADE: CONCEITOS
Aula
01
Em nossas pesquisas encontramos alguns conceitos importantes que podem ajudar a entender as expressões que usamos para designar os elementos da ludicidade. Friedmann, na obra "O direito de brincar: a brinquedoteca" (1992), esclarece alguns conceitos básicos:
Brincadeira: refere-se basicamente à ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada;
Fonte: clipart
Fonte: clipart
13
13
O Jogo como Instrumento Psicopedagógico - Lucia Eugenia Pittas Martini - UNIGRAN
Jogo: trata-se de uma brincadeira que envolve regras;
Brinquedo: refere-se ao objeto de brincar;
Fonte: clipart
Fonte: clipart
Atividade lúdica: abrange, de forma mais ampla, todos os conceitos anteriores. Luckesi, explica que a atividade lúdica é uma experiência de plenitude:
(...) ao afirmar que a atividade lúdica traz uma oportunidade de experiência plena, importa estar atento para o “olhar” a partir do qual estamos afirmando isso: a dimensão do eu, do interno. E é em função dessa visão que defendo a idéia de que vivência lúdica propicia ao sujeito uma experiência de plenitude, devido ela ir para além dos limites do ego, que gosta de descrições específicas de cada coisa, que se serve permanentemente do julgamento, que se fixa em posições tomadas como as únicas certas,... A descritiva comportamental individual e/ ou coletiva, assim como os valores comunitários, que sustentam essa experiência, compõem o entorno dessa sensação de experiência plena, a serem tratadas por outros âmbitos do conhecimento, como vimos acima. (LUCKESI* , 1999)
14
O Jogo como Instrumento Psicopedagógico - Lucia Eugenia Pittas Martini - UNIGRAN
O artigo: “Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna”, permite entender o que o autor conceitua como atividade