administraçao
Este artigo procurou identificar as temáticas da Gestão de Operações que, na prática atual, estão sendo valorizadas pelas empresas industriais consideradas mais expressivas na criação, utilização e disseminação de novos conceitos produtivos. Para isto foram estudados os sistemas de produção adotados por quatro grandes montadoras do ramo automotivo: Fiat, Renault, Volvo e Volkswagen. Constatou-se sete temas mais referenciados nos conteúdos dos principais documentos que direcionam o sistema de produção adotado pelas empresas estudadas: Sistemas de produção enxuta; Gerenciamento da qualidade; Gerenciamento de recursos humanos em operações; Gerenciamento da produção e processos; Gestão da qualidade total; Projeto, mensuração e melhoria do trabalho; e Mensuração do desempenho e produtividade.
Dentre os diversos temas da Gestão de Operações, o gerenciamento da cadeia de suprimento aparece de forma recorrente na literatura da área. Concluiu-se que as relações entre cliente e fornecedor seguem um modelo associativo, com relações contratuais de longo prazo e grande interdependência, mas o preço ainda é utilizado como o principal critério ganhador de pedido na seleção de fornecedores pelas montadoras.
Constatou-se que as práticas adotadas pelas montadoras e pelos seus fornecedores são convergentes, embora nas montadoras essas práticas estejam mais desenvolvidas. A configuração da cadeia é fator determinante na forma como se conduz o relacionamento da montadora com seus fornecedores.
Independentemente dos métodos e abordagens adotados para classificar as temáticas relacionadas à Gestão de Operações, e dos juízos que se possa fazer a partir deles, é importante que iniciativas nesse sentido não deixem de ocorrer. Nesse sentido, considera-se que a discussão realizada neste trabalho sobre a importância atribuída aos temas da Gestão de Operações pelos seus praticantes, tenha sido importante não só pelos resultados que se pôde obter, mas por estimular o debate sobre