Administraçao
RESUMO Investiga a correlação entre densidade populacional e desenvolvimento individual médio de juvenis de Tambaqui em tanques-rede. Em uma represa foram distribuídos 12 tanques-rede com 1 m3 de área útil cada, povoados com densidades de 25, 50, 100 e 150 peixes/m3, em três repetições inteiramente casualizadas. Os peixes foram alimentados com ração comercial com 40% de proteína bruta, duas vezes por dia, durante 120 dias, na proporção de 5% em relação ao peso vivo deles. As medidas de peso e comprimento foram mensuradas em 10 peixes retirados ao acaso de cada tanquerede no início do estudo e a cada 20 dias. A mortalidade, conversão alimentar aparente e a produção de biomassa foram estimadas após 120 dias. A densidade populacional foi negativamente correlacionada com o crescimento de juvenis de Tambaqui. Os peixes nas densidades de 25 e 50 peixes /m³ apresentaram maior crescimento e ganho de peso que as demais densidades testadas. Contudo, recomenda-se que Tambaqui na fase de recria seja estocado em densidade populacional de 50 peixes /m³ em razão de apresentar um equilíbrio mais interessante para o produtor entre a conversão alimentar aparente e a produção de biomassa. Palavras-chave: Piscicultura. Densidade de Estocagem. Conversão Alimentar. Manejo de Espécies Nativas.
* **
Bacharel em Ciências Biológicas do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ULBRA. Email: cunha.04@hotmail.com. Professor do Departamento de Ciências Biológicas do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ULBRA. Email: tonhobio@hotmail.com.
185
Amazônia: Ci. & Desenv., Belém, v. 6, n. 12, jan./jun. 2011.
GROWTH OF JUVENILE TAMBAQUI, Colossoma macropomum (CUVIER, 1818), IN CAGES WITH DIFFERENT DENSITIES POPULATION IN JI-PARANÁ, RO ABSTRACT The correlation between population